Na noite de terça-feira (13), um grave acidente entre uma van e uma carreta na BR-251, em Grão Mogol (MG), resultou em nove mortes e deixou 12 pessoas feridas.
O g1 reuniu as principais informações sobre o que já se sabe sobre o acidente com base nas informações divulgadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos envolvidos.
1 - O que causou o acidente na BR-251?
Nesta quarta-feira (14), a PCMG confirmou que a carreta invadiu a contramão de direção. “Todo os acidentes têm os fatores contribuintes e os fatores determinantes. Um fator determinante foi que a carreta invadiu a contramão”, disse o perito Hugo Leonardo.
A constatação, conforme a perícia, foi feita com base nos vestígios coletados no local, como marcas de pneus, arrastamento e sulcos deixados pela van. As informações vão estar em um laudo, que deve ser finalizado em até 30 dias.
2- Quais fatores podem ter contribuído para o acidente?
A PRF afirmou que a pista estava molhada e chovia moderadamente no momento da batida. A perícia considera que condições como chuva e neblina podem ter contribuído para o acidente, assim como a velocidade. Esse último ponto ainda será analisado com base nos dados coletados nos registros da carreta.
3 - Quantas pessoas morreram ou ficaram feridas?
4 - Quem eram os mortos?
Sobre os mortos, a PCMG não divulgou nomes, apenas o sexo, idade e local de origem, veja abaixo:
“O trabalho de identificação não teve grandes dificuldades porque o estado dos corpos não estava prejudicado, dava para fazer reconhecimento facial e também foi possível coletar digitais para fazer confronto com Banco de Dados do Instituto de Identificação”, detalhou a médica-legista Aline Brito.
Sobre a vítima sem identificação, a médica disse que trata-se de um idoso, que estava sem os documentos. Um cruzamento das informações dele com o Banco de Dados do Instituto de Identificação já está sendo feito.
O prefeito de Barro, George Feitosa, divulgou nota de pesar na manhã desta quarta-feira (14). "Manifestamos nossa solidariedade às famílias das vítimas do trágico acidente envolvendo uma van que seguia de Minas Gerais para o Barro", diz a nota.
5 - De onde vinham e para onde iam os passageiros da van?
De acordo com as informações da PRF, o veículo transportava 19 passageiros. Eles embarcaram em várias cidades na divisa de Goiás e Minas Gerais - como Prata, Araguari e Catalão - onde estavam trabalhando na colheita de frutas e verduras. O destino final seria o Ceará.
6 - O que diz a empresa responsável pela carreta?
Por meio de nota, a OPR Logística, responsável pela carreta, lamentou o acidente e disse que "neste momento, prioriza o apoio às autoridades, colaborando integralmente com as apurações dessa trágica ocorrência."
A transportadora destacou que atua há 28 anos no setor e reforçou que "segurança é um valor primordial em todas as suas operações e processos."
7 - A van estava regularizada?
Segundo a agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a van que transportava as vítimas fatais não tinha autorização para o transporte interestadual de passageiros.
Por meio de nota, a ANTT informou ainda que “está acompanhando o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações sobre as causas do acidente.” O g1 não conseguiu contato com o proprietário do veículo.
Fonte: g1