Cidades do sul da Bahia já enfrentam os impactos e as consequências da frente fria prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o estado. Em Maraú, famílias ficaram desalojadas. Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália também registraram alagamentos e deslizamentos de encostas na quarta-feira (30). Confira a situação ??
De acordo com a apuração da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, até às 9h da manhã desta quinta-feira (1º), a Defesa Civil de Santa Cruz Cabrália registrava 44 pessoas que foram levadas para abrigos municipais.
Entre as localidades alagadas no município estão ruas de Guaiú, Santo André, Capitão Luis de Matos, Nova Cabrália e Coroa Vermelha.
A prefeitura de Santa Cruz Cabrália informou que tem equipes desobstruindo vias, montando abrigos de emergência, trabalhando no escoamento de áreas alagadas, no acolhimento aos desalojados e monitoramento de áreas de risco.
Chuva no sul da Bahia provoca alagamentos. — Foto: TV Bahia
O cenário de chuva poderá se estender, pelo menos, até sábado (3), de acordo com o Inmet. O órgão destaca ainda que o volume de chuvas poderá chegar aos 100 mm em 24h em algumas localidades do estado.
Na Orla de Maraú, diversas ruas foram tomadas pelo grande volume de água. Com isso, casas alagaram e seis famílias ficaram desalojadas até a noite desta quinta.
Conforme apurado pela TV Santa Cruz, cinco delas conseguiram se abrigar nas casas de parentes. A sexta família irá para um abrigo provisório.
Cidadãos apontam que o problema foi agravado por conta de uma obra inacabada na Avenida Ubaitaba, o que teria impedido o escoamento da água. Em meio a isso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que parte dos materiais da obra foi arrastada. Os servidores vão fazer um levantamento dos danos sofridos pelos moradores para que a empresa possa ressarci-los.
O tempo fechado prejudicou ainda os planos de diversos viajantes no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. O primeiro voo do dia, operado pela Latam, não conseguiu pousar e precisou voltar para Salvador.
Cerca de 40 minutos depois, um segundo voo arremeteu. Mas, dessa vez, a aeronave da companhia Azul conseguiu pousar após a manobra de segurança.
Para o fim de semana, a previsão é de mais chuva, com céu nublado e tempo instável. Diante disso, a Defesa Civil da cidade intensificou o monitoramento de áreas de risco. A Marinha também fez um alerta, recomendando que evitem navegar na costa nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (1°) um alerta laranja de chuvas intensas em Salvador e outras 116 cidades baianas.
De acordo com o instituto, até às 10h de sexta-feira (2), estão previstas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
?? O Inmet também alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de emergências, a orientação é de que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, através do número 193.
Veja abaixo as cidades que estão em alerta laranja de chuvas intensas:
Fonte: g1